segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ARACNE A ARTESÃ E ATENA



Aracne era uma bela moça, filha de um tintureiro de lã na cidade de Colofon, e por isso bordava e tecia, tendo um grande talento para essa arte. À medida que Aracne foi tornando-se adulta, sua arte também se aperfeiçoava, e logo seus trabalhos eram disputados por todas as mulheres da cidade. Algumas mulheres vinham de longa distância para ter uma peça bordada da artesã e todas comentavam sobre a beleza de seu trabalho.
Seus trabalhos eram tão perfeitos e admirados que chamavam a atenção de todos. As ninfas deixavam os córregos e os vinhedos; os camponeses, a labuta. Devido a tanta admiração de todos, 

Aracne começou a comparar-se à deusa Atena na qualidade de seus trabalhos. Quando a notícia chegou ao Olimpo, Atena ficou furiosa com a petulância da mortal. Quando as tapeçarias foram terminadas, Atena admirou o trabalho impecável de sua competidora, mas ficou furiosa porque 

Aracne ousou ilustrar as desilusões amorosas de Zeus, pai de Atena, em sua tapeçaria.  Atena disse que se ela vencesse, ela mataria Aracne. Irritada, Atena transformou Aracne em uma aranha, mas imediatamente, Aracne começou a tecer um lindo manto de seda, cujos fios ela produzia em si mesma. E contando agora com muitos braços, tinha muito mais agilidade. E ainda que Atena tenha tentado prejudicá-la, seus talentos se multiplicaram.

Uma outra versão diz que, o povo ficou em dúvida e Atena, por raiva, a transformou em aranha.
E ainda há outra que diz que Aracne fez uma peça a um rei que ficou deslumbrado e disse que só Atena faria melhor então Aracne decidiu desafiá-la para ver quem era a melhor.
Atena aceitou e assim foi. Durante o desafio Atena viu que não tinha hipóteses, então disse que se Aracne desistisse a tornaria a maior fiadeira e tecelã de todos os tempos, e Aracne aceitou. No entanto, em vez de Atena a transformar no que disse, transformou-a em aranha. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário